Ordem dos Biólogos

250px-biologosA divulgação e sensibilização pública sobre os avanços da ciência e da tecnologia, as suas implicações na sociedade e os seus contributos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, ou sobre os riscos envolvidos, são uma obrigação ética dos profissionais de cada sector. Da mesma forma que a garantia da qualidade dos serviços prestados, como base de confiança entre este sector profissional e a sociedade, competindo essa garantia a uma Ordem profissional, perante a sociedade e o Estado.

Todo este desabrochar de novas áreas de actividade, estimula o tecido empresarial e cria condições para o surgimento de pequenas e médias empresas na área da Biologia, tanto de serviços como ligadas quer às novas tecnologias quer á gestão de recursos naturais, para citar apenas alguns exemplos. Em nosso entender é também papel de uma Ordem profissional moderna criar condições de apoio a jovens empresários, estimulando a iniciativa privada e a criação de auto-emprego.

É, sobretudo, papel de uma Ordem, a especial atenção ao ensino básico e secundário e à constante actualização profissional dos biólogos que exercem a profissão nesse sector crucial. Nenhuma sociedade poderá vir a exercer plenamente a cidadania, se a esse nível não houver um empenhamento de todos, da educação para a saúde à educação ambiental, passando pelas novas tecnologias, como veículos para uma melhor sociedade. Têm pois os biólogos a muito particular responsabilidade de ministrarem ensino durante o período de formação geral de cada um dos cidadãos. Passa assim a moderna cidadania pelas nossas mãos, competindo-nos transmitir aos jovens o saber que possa construir o futuro.

Consulte o site da Ordem dos Biólogos.